OFICINA DO PEV DISCUTE A VEGETAÇÃO DA CAATINGA

A Caatinga é o único bioma totalmente brasileiro. Algumas características dessa vegetação não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo, daí a importância de abordar o assunto em sala de aula, através de oficinas, palestras e debates, além de visitas técnicas para conhecer e vivenciar os aspectos da sua rica e desconhecida flora.

Assim como outros biomas do Brasil, grande parte da vegetação da Caatinga já foi degradada. Isso se deve a utilização de suas árvores para a produção de carvão, tijolos, padarias e outras utilidades.

Para disseminar práticas de conservação, recuperação e sustentabilidade desse importante bioma, o Programa Escola Verde realizou no dia 11/09/19 algumas atividades a temática da Flora da Caatinga, na Escola Municipal Rubem Amorim Araújo, localizada no município de Petrolina-PE, impactando aproximadamente 30 alunos.

A ação contou com uma apresentação sobre a vegetação local com o auxílio de slides e vídeos, onde foram destacadas características da sua flora e suas espécies, sendo desfeito alguns mitos. Para maior compreensão dos assuntos todos os materiais usados para a composição da Oficina  estiveram de acordo com a faixa etária dos alunos envolvidos.

Foi feita ainda uma exposição onde foram apresentadas as Exsicatas, amostras de partes plantas da Caatinga, algumas mudas nativas, pequenos cactos e sementes característicos do bioma, destacando a importância dessas sementes no reflorestamento de áreas desmatadas na região.

Participaram da ação os integrantes do PEV, Mávani Lima, Clayton Amorim, Roberto Fábio, Thais Santos e Clistenes Amorim.

Por Paloma Cristina
Categoria: Arborização