COLETA SELETIVA MOBILIZA O VALE DO SÃO FRANCISCO

A coleta seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer a destinação correta dos resíduos, que ao ser separado corretamente deixa de ser lixo, além de gerar renda para os catadores, ajudando na economia da sociedade através da reciclagem.

A educação ambiental é um forte disseminador dessa prática. Incentivar esse tipo de conduta nas escolas é de suma importância, uma vez que pode ser multiplicadora de boas práticas, ensinado desde cedo as crianças e suas famílias sobre a relevância da coleta seletiva para os seres humanos e o meio ambiente.

No final de agosto e início de setembro de 2019, foram realizadas 3 ações com essa finalidade, impactando aproximadamente 150 pessoas do Vale do São Francisco.

As ações nas comunidades consistiram no recolhimento de pilhas e baterias nas casas da região, sendo entregues panfletos informativos sobre o descarte correto. Nas escolas públicas as mobilizações aconteceram de forma didática e dinâmica de fácil entendimento para os alunos, através de exibição de vídeos, palestras e distribuição de materiais informativos, onde foram explicados para as crianças o seu conteúdo.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Vinnicius Xavier, Bruna Vanessa e Amanda Gomes.

ESCOLA ENVOLVIDA

No CMEI Nosso Espaço, em Petrolina as ações aconteceram nos dias 9 e 13/09, onde foram desenvolvidas atividades de pintura com as lixeiras de coleta seletiva de resíduos sólidos, estimulando seu aprendizado para compreensão das cores corretas dos tambores destinados a cada material. Contaram ainda com a exibição de vídeos sobre a importância de jogar resíduos sólidos no local correto, com a participação das professoras, Evellyn Sá e Ana Cláudia.

COMUNIDADE ENVOLVIDA

A mobilização aconteceu no dia 19/08, através  da visitação de residências no bairro Piranga, em Juazeiro-BA, para o recolhimento de pilhas e baterias usadas. Também foram entregues panfletos informativos sobre a importância de fazer o descarte correto deste material considerado perigoso.

Por Paloma Cristina
Categoria: Coleta seletiva