VIVEIROS: INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Viveiros exercem papel fundamental para a promoção da Educação Ambiental e preservação de plantas nativas da Caatinga, como a Aroeira, o Angico, Jurema, Pau-ferro dentre outros, além de ser um instrumento fomentador de áreas verdes, fornecendo mudas para a arborização de áreas degradadas, ofertando benefícios ambientais e sociais.

Os integrantes do Projeto Escola Verde (PEV) estão sempre realizando atividades de manutenção dos viveiros da Universidade de Pernambuco (UPE) e do PEV, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF, em Petrolina-PE, através de ações de limpeza das áreas internas e externas, rega das plantas, semeadura e transplantio de novas mudas nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais.

Nesses viveiros são cultivados mudas que são usadas nas oficinas e atividades de hortas e arborização nas escolas e comunidades, para colaborar com o reflorestamento de áreas desmatadas, em geral tendo o objetivo de recompor sua mata de origem.

Na UPE os trabalhos ocorreram em vários dias do início deste mês de Setembro, já no CCA as atividades aconteceram nos dias 06/09/2019, 23/08 e 16/08, mobilização aproximadamente 20 pessoas.

As ações contaram com a participação dos integrantes do PEV, Silvaneide Leônidas, Clayton Amorim, Thais Santos, Brunara Evely, Mavani Lima, Luiz Gustavo, David Santos, Bruno Honório, Samuel Amorim, Francisco Agostinho, Nathalia Gonçalves, Vitória Reis e Clistenes Amorim.

Por Paloma Cristina
Categoria: Viveiro