ATIVIDADES DE SAÚDE AMBIENTAL

Entender e prevenir a gravidez precoce indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis são temas muito relevantes a serem discutido na adolescência, principalmente porque o número de jovens nessa situação é alarmante e cresce a cada dia.

Para oferecer esclarecimentos sobre o assunto, o Programa Escola Verde (PEV) mobilizou no início desse mês de Setembro algumas ações em seis turmas de duas escolas do Vale do São Francisco, com a participação de aproximadamente 250 alunos do ensino fundamental e médio, com o acompanhamento dos professores Alef Ítalo, Adelson e Ingrid.

Foram desenvolvidas atividades de sensibilização por meio de exibição de vídeos, palestras, debates e distribuição de material informativo, oportunidade em que foram repassadas informações e explicadas atualizadas, de forma didática e interativa, sobre os principais métodos para prevenção, tanto da gravidez indesejada, quanto das IST’s.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Thiago Lacerda e Roberto Fábio.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 03/09/19 as ações ocorreram em duas turmas do 2° ano do Ensino Médio, da Escola EREM Prof. Maria Wilze, em Petrolina (PE).

“Uma oportunidade ímpar de adquirir novos conhecimentos, buscando a conscientização dos jovens com relação a essa temática tão complexa”, explicou o professor Alef Ítalo.

Também foram realizadas mobilizações no dia 04/09 na mesma escola com outras turmas do 1° do Ensino Médio, devido a demanda e solicitação dos professores.

“É importante quebrar os tabus sobre esse assunto, principalmente na adolescência onde temos muitas dúvidas e casos deste tipo. A ação fez exatamente isso, nos ajudou a ter mais consciência”, declarou o aluno do 1° Ano, Lucas Pereira.

Outra instituição movimentada foi o Colégio Estadual Antonilio da França Cardoso, localizado em Juazeiro (BA), no dia 04/09, onde foram sensibilizados os estudantes do Ensino Fundamental II da Escola.

“Acredito que uma palestra como esta traz uma contribuição para a vida dos alunos de um tema que é considerado um tabu, e que muitas vezes não é abordado pela família e nem pela escola. Pode trazer informações e ao mesmo tempo levar os alunos a refletirem sobre o uso do seu corpo, com temas relacionados à saúde sexual, hormônios, desenvolvimento físico e realidades comportamentais e sociais”, comentou satisfeito o professor Adelson.

Por Paloma Cristina

Categoria: Saúde Ambiental.