ALUNOS E PROFESSORES FAZEM VISITA AO CEMAFAUNA E NEMA

Para fazer com que os estudantes conheçam melhor o bioma Caatinga, os membros do Programa Escola Verde (PEV) promoveram Visitas Técnicas com cerca de 70 alunos e professores de escolas públicas de Petrolina-PE, oportunidade em que visitaram o Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA) e o Núcleo Ecológico de Monitoramento Ambiental (NEMA), localizados no Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

No CEMAFAUNA participaram de palestra no auditório e conheceram de perto alguns animais da região, no Museu da Fauna da Caatinga. Neste centro de pesquisa os animais recebem tratamento e são reabilitados para voltar para o seu habitat natural. Infelizmente alguns animais não resistem aos maus tratos que sofreram e morrem. Estes bichos são taxidermizados e ficam expostos no Museu cumprindo uma importante função educativa.

No NEMA a experiência foi com a flora, pois lá foi possível conhecer as plantas da região, as principais espécies, suas características e função ecológica. Os visitantes conheceram o Herbário, os laboratórios e o prédio do NEMA que tem arquitetura sustentável.

Participaram das visitas os integrantes do PEV,  Clayton Amorim, Juliana Almeida,  Clístenes Amorim e Roberto Fábio. As visitas foram acompanhadas por profissionais das instituições visitadas que suporte técnico sobre os assuntos abordados.

ESCOLAS ENVOLVIDAS:

No dia 02/09/19 participaram da visita ao CEMAFAUNA cerca de 40 alunos do 2º e 3º Anos da Escola Municipal Rubem Amorim Araújo.

Já no dia 30/08 a visita ocorreu no NEMA e no CEMAFAUNA, e envolveu 26 pessoas, incluindo as professoras Nivea Nogueira e Neusa Nogueira, da CEJA João Barracão.

Em depoimento, a professora Nivea disse que os alunos ficaram encantados com o que apreenderam com as palestras sobre a fauna e a flora da Caatinga foram bastante enriquecedoras. “Foi um momento de muito aprendizado”, garantiu.

Por Juliana Almeida

Categoria: Visita Técnica