HORTAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

O desenvolvimento de hortas agroecológicas em escolas é um eficiente instrumento pedagógico interdisciplinar para o exercício de conhecimentos diversos das disciplinas, também uma forma de exercitar a Educação Ambiental, além de ser uma maneira de fornecer alimentos saudáveis para a comunidade escolar, livres de agrotóxicos; e ainda, é claro, ser uma ótima maneira de preservar o meio ambiente.

Para fomentar essas ideias o Projeto Escola Verde (PEV) realizou atividades de Hortas Agroecológicas junto a cerca de 100 alunos de três escolas do Vale do São Francisco, que consistiram em exibição de vídeo, palestras, debates, distribuição de material informativo e atividades práticas de cultivo de hortaliças diversas, como coentro, alface, couve, dentre outros.

Para o aproveitamento de espaços, as escolas optaram pelo desenvolvimento de hortas verticais, as quais foram desenvolvidas com reaproveitamento de materiais reciclados, como garrafa Pet, arame e papelão, recolhidos pelos próprios alunos em suas residências.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Carla Adrielli, Adriano Muniz, Eliomara Carmo, Roberto Fábio, Matheus Rodrigues, Mavani Lima, Camila Custódio, Vitória Reis e João Márcio.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nos dias 29 e 22/08/19 a instituição movimentada foi a Escola de Tempo Integral São Domingos Sávio, em Petrolina (PE), ocasião que foram desenvolvidas as ações com a participação dos alunos do 5° Ano.

“O Projeto apresenta uma grande interação com as crianças lhes trazendo benefícios imensos”, comentou da professora Elineide Coelho.

Já no dia 23/08 a atividade foi realizada na Unidade do Nova Semente Professora Rose, em Petrolina (PE), onde foi desenvolvido o preenchimento dos pallets com adubo pelas crianças, sendo essa a primeira fase da horta vertical.

Outra instituição sensibilizada foi a Escola Dr. José Araújo de Souza, localizada em Juazeiro (BA), no dia 23/08, quando a ação foi realizada com a turma do 5° ano do professor Robson. Os integrantes do PEV usaram as garrafas Pets que a própria turma coletou e junto com eles deram corpo a horta vertical, presos a pallets e outros materiais reciclados.

Por Paloma Cristina

Categoria: Horta agroecológica