Educação ambiental é uma ferramenta fundamental para a preservação do meio ambiente, e foi pensando nisso que integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram ações de Arborização em duas escolas públicas de Petrolina (PE).
As atividades mostraram a importância ecológica da Caatinga para a região do Nordeste, levando para as escolas exemplares dessas plantas nativas, como o pau-ferro, a umburana e o juazeiro, inclusive algumas espécies medicinais, como a catinguera e a mucuna.
Os colaboradores do projeto procuraram mobilizar estudantes e professores para as questões do meio ambiente local e a flora, da região através de exibição de video, palestras, debates, distribuição de material informativo e atividades práticas com o plantio de mudas de espécies nativas.
A ação contou com a participação de cerca de 270 alunos e professores.
Participaram da ação os integrantes do PEV, Clayton Amorim, Mávani Lima, Clistenes Amorim, Brunara Evely e David Pereira, Camila Alves, Samuel Amorim, Andressa A. de Araújo, Helen de Oliveira e Tarcísio Melo.
ESCOLAS ENVOLVIDAS
No dia 26/08/19, os integrantes realizaram uma oficina com a temática flora da caatinga, na Escola Municipal Júlia Elisa Coelho. Em breve ocorrerá as ações práticas na instituição.
Já no dia 22/08 foi a vez da Escola EREM Prof. Osa Santana de Carvalho, ocasião em que foram realizadas atividades de arborização com o plantio de espécies nativas, com a participação de quatro turmas do 3° ano do ensino médio da escola. Cada turma ficou responsável pela preservação da sua árvore.
Por Paloma Cristina
Categoria: Arborização