HORTAS ESCOLARES AGROECOLÓGICAS

Desenvolver e manter hortas agroecológicas é um desafio premente das escolas no Vale do São Francisco e por todo país. Com as hortas é possível não somente fornecer alimentos saudáveis para as escolas, mas também servir como um instrumento pedagógico para aulas práticas de diversas disciplinas.

Com o propósito de contribuir para que as escolas enfrentem este desafio, o Programa Escola Verde desenvolveu uma série de atividades de Hortas Escolares Agroecológicas em três instituições de ensino da região, mobilizando em torno de 80 alunos e professores, que semearam rúcula, pimentão, melancia, alface, dentre outras hortaliças.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, distribuição de material informativo, e ações práticas com a limpeza do terreno, abertura de covas, adubação, plantio de sementes e irrigação. Participaram das ações os integrantes do PEV, Maria de Fátima, Elionai Gomes, Mavani Lima, Cláudia Regina, Fabrício Domingos e João Márcio.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 29/05, a Escola Luzinete de Oliveira, localizada em Juazeiro-BA, recebeu a equipe do PEV em atividades de horta, mobilizando entorno de 40 alunos e professores de duas turmas do Ensino Fundamental.

Também ocorreram ações sobre Horta na Escola Nicolau Boscardin, localizada em Petrolina-PE, no dia 29/05, oportunidade em que cerca de
20 alunos do 7º Ano foram sensibilizados sobre a importância e o significado deste equipamento escolar, os preparativos para seu desenvolvimento em breve na instituição.

Na Escola Ludgero de Souza Costa (Juazeiro), as ações práticas de preparação do terreno, plantio, semeadura e reutilização de Pneus usados na horta, ocorreram no dia 16/05 e mobilizaram cerca de 20 alunos.

Categoria: Horta Escolar Agroecológica