CULTIVO DE HORTAS MOBILIZAM PESSOAS EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS

A importância do cultivo de uma horta orgânica para as pessoas é muito grande, sobretudo se isso ocorre no ambiente escolar. Pois, além de colaborar para a alimentação saudável dos alunos e professores, pode também ser um instrumento pedagógico para o exercício prático de diversas disciplinas como  Biologia, Ciências, Geografia, Matemática e outras.

Nesta perspectiva, o Projeto Escola Verde promoveu algumas ações de promoção de hortas para o desenvolvimento deste importante equipamento de educação ambiental.

As ações mobilizaram cerca de 60 pessoas em escolas públicas do Vale do São Francisco e do interior do estado do Paraná, bem como numa  instituição filantrópica de Juazeiro-BA.
As ações consistira em exibição de vídeos, palestras, debates e atividades práticas de preparação do terreno e cultivo de horaliças, e foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV,  Melanie Takahasi, Tito Livio, Welton Luis, Luciana Santos e Antonio Neto.

20 pessoas em atividades práticas no Distrito Dr Oliveira Castro, em Guaíra no interior do Paraná, na paróquia Santa Terezinha do Menino de Jesus, em Juazeiro-BA e na Escola Rural de Massaroca, também em Juazeiro-BA.

Essas ações foram organizadas pelos seguintes participantes do PEV, Melanie Takahasi, Tito Livio, Welton Luis, Luciana Santos e Antonio Neto.    INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

No dia 30.12, no bairro Piranga em Juazeiro-BA, ocorreram ações na Paróquia Santa Terezinha do Menino de Jesus. Inicialmente foi feita uma palestra relatando os benefícios de uma horta orgânica e seus devidos cuidados. Cerca de 20 pessoas participaram das ações iniciais de preparação do espaço onde será implantada a Horta.

No Distrito Dr Oliveira Castro, em Guaíra, no estado do Paraná, no dia 26.12, integrantes do PEV fizeram uma visita a Horta de plantas medicinais, da localidade oportunidade em que foram refletidas as possibilidades de integração das ações junto ao PEV para revitalização do espaço.

“Essas ervas são muito boas para a saúde da gente. Um chazinho por dia de capim-cidreira já melhora a vida da pessoa. Gostei muito da ideia do projeto de vocês e espero que dê certo”. Relatou José Antonio, que estava presente na ação.

Já no dia 07.12, ocorreu a atividade de colheita e limpeza do canteiro de horta na Escola de Massaroca, em Juazeiro-BA. A turma do 5º Ano participou das atividades e foram sensibilizados sobre a importância das verduras, legumes e hortaliças para a saúde.