PEV MOBILIZA ALUNOS PARA PLANTIO DE HORTALIÇAS

Na Agroecologia, conhecer as características das plantas em ambientesc naturais de cultivo pode melhorar a produção e até levar o processo de crescimento para um padrão acima da média. Buscando incentivar professores e alunos a trabalharem com o manuseio orgânico das hortaliças, o Programa Escola Verde desenvolveu atividades com aproximadamente 100 pessoas de três escolas públicas de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Durante a criação das hortas agroecológicas, os integrantes do PEV, Denise Campos, João Rafael, Ana Quezia e Vanessa Sena, ajudaram as crianças a plantar as hortaliças, ensinando-as sobre seus nutrientes e explicando porque elas devem constar na mesa de cada um.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 02.10, a Escola Municipal Rubem Amorim de Araújo, em Petrolina, recebeu a equipe do Programa Escola Verde para colaborar na montagem da horta. Com o auxílio de 40 estudantes o espaço ganhou vida com cultivo de sementes de coentro, rúcula, alface e mudas de mamão.

No dia 26.09, pelo menos 35 alunos da EMEI Maria Júlia Tanuri, em Juazeiro, participaram de uma atividade que abordou a importância de manter as hortas no ambiente escolar. Após o aprendizado, as crianças tiveram a oportunidade de colocar em prática as abordagens realizadas na palestra, através do plantio de hortaliças.

Ainda em Juazeiro, cerca de 50 alunos foram abordados com ações práticas e teóricas de hortas, no dia 27.09. Na Escola Carlos da Costa Silva, os pequenos colaboraram na prática da educação ambiental com a plantação de sementes que em breve farão parte da merenda da instituição.

Por Beatriz Granja

Confira as imagens: