ARTE AMBIENTAL COM PNEUS MOBILIZA CRIANÇAS

Em tempos de dengue, zika e chikungunya, muitas pessoas que guardam pneus velhos não sabem a maneira certa de reutilizar. Mas, uma atividade do Programa Escola Verde com cerca de 30 alunos de duas escolas públicas de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) ensinou uma alternativa sustentável para a destinação deste material.

Através da pintura de 32 pneus, as crianças além de aprenderem sobre o reaproveitamento de produtos recicláveis, contribuíram também para o desenvolvimento das Hortas agroecológicas que serão produzidas nas duas escolas.

Liderados pelo integrante do PEV, Junior Belarmino, e educadores como a professora Aline, os pequenos substituíram o preto dos pneus pelas cores características dos 5R’s (verde, vermelho, azul, amarelo e marrom). A partir de agora, o material deve ser utilizado nas próximas ações de Horta do Projeto.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 23.09, a pintura ecológica aconteceu na Escola Municipal Rubem Amorim, no bairro Alto Cheiroso, em Petrolina (PE). Lá, pelo menos 15 pneus foram re-significados para ter uma função mais produtiva ambiente.

No dia 13.09, a ação ocorreu na EMEI Maria Julia, em Juazeiro (BA), onde aproximadamente 30 pessoas, entre alunos e professores, participaram da pintura coletiva dos Pneus.

O Programa Escola Verde parabeniza os alunos e professoras por interagiram nesta iniciativa.

Por Jacó Viana

Confira as imagens: