Animais ameaços da sensibilizam alunos em visita ao Cema

O Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna), em Petrolina (PE), recebeu Visitas Técnicas de aproximadamente 100 alunos e professores mobilizados pelo Programa Escola Verde, cujo objetivo foi instigar neles a responsabilidade socioambiental acerca da preservação dos animais nativos da região. As incursões contaram com o apoio dos professores e gestores de duas escolas e do IF-Sertão.

Entre palestras, exibição de vídeos e afloramento de debates, os estudantes tiveram também a oportunidade de tocar uma serpente viva e entender porque esse e outros bichos – aparentemente perigosos – são tão importantes para o ecossistema. Durante a visita, eles tomaram conhecimento ainda de vários fatores que ameaçam a existência de espécies únicas da Caatinga.

O passeio acadêmico foi coordenado pelos integrantes do PEV, Quezia Haine, Natã Henrique, Juscelino Silva, Barbara Cristina, Rayssa da Silva, Leonardo Braga, Olga Moura, João Rafael, Bruno e o professor Armando Ferreira.

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

No dia 27.07, o Cemafauna recepcionou 22 estudantes da Escola Municipal Padre Luis Cassiano, em Petrolina (PE). O grupo teve acesso ao museu e se mostrou surpreso com a diversidade do bioma.

No dia 26.07, o passeio foi realizado por 44 alunos da Escola Carlos Costa da Silva, em Juazeiro (BA). Na ocasião, os pequenos, que são do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, derrubaram todo o mito sobre as cobras, posando para as fotos.

Já no dia 20.07, foi a vez de aproximadamente 30 alunos do curso de Edificações do Instituto Federal (IF-Sertão) participarem da incursão. Os discentes visitaram o museu e interagiram com a palestrante, aprendendo curiosidades e elaborando perguntas sobre os níveis de extinção da fauna local.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: