Ações de arborização mobilizam alunos e professores

Quanto menos verde mais quente, gerando ilhas de calor. Esse fenômeno acontece quando as árvores são retiradas do ambiente urbano para dar espaços às construções, concretos e asfaltos. Em pesquisa realizada pela Agência de Proteção Ambiental do Estadas Unidos, em áreas mais arborizadas a temperatura chega a cair em média sete graus. As árvores contribuem para o ambiente ficar mais fresco, amenizando o calor e diminuindo a emissão de gases de efeito estufa.
 
Para aproveitar os espaços escolar com o plantio de árvores e colaborar com o ambiente mais arejado, o Projeto Escola Verde (PEV) mobilizou cerca de 190 crianças de três escolas públicas, com atividades de arborização que contou com palestras, exibição de vídeos, distribuição de panfletos, dinâmicas e plantio de mudas.
 
As ações foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV: Matheus Henrique, Iago Mota, Michael Alessandro, Robson Pereira, André Moraes, Alessandra Rodrigues, Yanka Maria, Filipe Freitas, Ruan Bahia, Vanessa Sena e Inês Marina.
 
 
ESCOLAS ENVOLVIDAS
 
A Escola Municipal Anézio Leão, em Petrolina-PE, recebeu nesta terça-feira (23.07) o plantio de mudas nativas, como Aroeira, Ipê Amarelo e Barriguda. Cerca de 60 alunos participaram dasatividades que foram desenvolvidas em torno da quadra do colégio, onde, no futuro, as árvores farão sombras para as práticas esportivas.
 
No dia 19 de Julho, a Escola Municipal Professora Heloisa Helena Benevides, em Juazeiro-BA, mobilizou cerca de 80 crianças, além de nove professores e gestora, para a realização da palestra sobre arborização. Com dinâmicas, os integrantes do PEV explanaram sobre a fauna e flora exclusiva do bioma caatinga, nesta primeira etapa do processo de arborização.
 
“Gostamos muito da atividade, as crianças participaram bastante, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre o ambiente que nos cerca. Inclusive gostaríamos que fizessem também na Escola Dilma Calmon, aqui no Kidé”, salientou a coordenadora Conceição.
 
Outros 50 estudantes da Escola Municipal Luiza de Castro Ferreira e Silva, em Petrolina, participaram no dia 18 de Julho de atividades de arborização do PEV. Na oportunidade eles aprenderam mais sobre as espécies da caatinga e a importância da arborização do ambiente escolar.
 
Por Beatriz Granja
Confira as imagens: