Ambientalização mobiliza professores para mudanças pedagógicas e institucionais

A preservação ambiental é dever de todos. Um hábito ecologicamente correto que deve ser trabalhado com alunos, mas também com pais, comunidade e professores. Na última semana, equipes de Ambientalização do Projeto Escola Verde estiveram em duas escolas de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) visando sensibilizar cerca de 20 educadores afim de promoverem ações transformadoras nas estruturas pedagógica, curricular e arquitetônica, que adequem os colégios às práticas e à legislação socioambientais.

Palestras, discussões propositivas e distribuição de material informativo fizeram parte das atividades desenvolvidas pelos membros do PEV, que ainda abordaram assuntos como a Lei da Educação Ambiental (9.795), Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P), formação de uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), além do tema transversal Meio Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Nas reuniões participaram os integrantes do PEV, Antônio Neto e Jânio Rodrigues, a gestora Ana Maria Silva Gomes, os professores Armando (IF Sertão) e Fátima Patriota, além de secretários e coordenadores.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Na última sexta-feira (13.7), o PEV realizou a sensibilização na Escola Rural de Mossoroca, no interior de Juazeiro (BA), onde seis educadores foram introduzidos às propostas do Projeto, interagindo e fazendo sugestões sobre as futuras iniciativas na unidade escolar. Durante o planejamento, a diretora Ana Maria Silva abriu as portas da escola para o Programa, colocando-se inteiramente à disposição de facilitar a realização das atividades.

Já na última terça (10), foi a Escola Estadual Eneide Coelho, em Petrolina (PE), que recepcionou a equipe do Projeto. Na ocasião, cinco professores estiveram presentes, fazendo perguntas e participando das atividades de Ambientalização.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: