Ciclo de atividades promove Arborização em praça e escolas

Um dos carros-chefe do Programa Escola Verde, as atividades de Arborização visam a sensibilização ambiental através de práticas que viabilizam novas didáticas pertinentes às realidades de cada escola e comunidade.

Em três escolas públicas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), as ações mobilizaram pelo menos 125 alunos e professores, que colaboraram para o embelezamento das unidades e praças, além de possibilitar a reflexão sobre a maneira como nós temos agido diante do tema.

Antes de iniciarem o plantio das mudas, que são nativas da Caatinga, os estudantes participaram de palestras e debates. Também assistiram a vídeos documentários, à apresentação de slides temáticos e receberam panfletos informativos. As ações foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Wesley Souza, Matheus Henrique, Ubirahilton Souza e Sheldon Marques.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Neste mês, ocorreram ações de Arborização na última quinta-feira (12), na Escola Municipal Anézio Leão, em Petrolina. Cerca de 60 alunos do 6º ano inicializaram a 1ª etapa das atividades, interagindo e tirando dúvidas durante a apresentação da equipe do PEV.

“Achei muito interessante testar nossos conhecimentos sobre as plantas, e como plantar e regar corretamente”, conta a aluna Melissa Ferraz, de 11 anos.

“Vejo essas ações como instrumentos essenciais de educação ambiental para a escola”, completou a professora de Ciências, Tamires da Silva.

Enquanto isso, na Escola Estadual Paiva Neto, também em Petrolina, os trabalhos de Arborização já chegaram à fase prática. Naquela instituição, o PEV auxiliou aproximadamente 20 alunos durante o plantio de mudas como coroa de frade, cidreira, alecrim e espada de São Jorge, numa praça próxima ao colégio. Ação que foi promovida no dia 21.06.

Já na Escola Municipal Raimundo Medrado Primo, no bairro Kidezinho, em Juazeiro, as palestras ocorreram no dia 07 de junho. Três turmas do 3º ao 9º ano, totalizando 45 alunos, participaram das atividades. Na ocasião, eles foram acompanhados das três professoras das turmas.

Por Jacob Viana
Confira as imagens: