Reciclagem sensibiliza alunos

Sacolas, latinhas, cobre e garrafas plásticas podem deixar de ser lixo e se tornarem fontes de renda e base para artesanato. Na Escola Municipal Prof. Maria Odete Sampaio Gomes, em Petrolina (PE), as atividades de Reciclagem do Programa Escola Verde (PEV), além de ajudar a preservar o meio ambiente, fez cerca de 70 alunos refletirem sobre os diferentes tipos de funcionalidades que um material reutilizável pode ter.

Na ação da última sexta-feira (1.06), as integrantes do PEV, Carliane Silva e Carla Caroline, falaram sobre os 5 R’s (reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar consumos danosos ao meio ambiente), além de terem abordado problemáticas como os aterros sanitários e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que prossegue a passos lento.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, oito em cada dez municípios brasileiros ainda não possuem programas de coleta seletiva e os que têm, deixam a desejar. Dos 70 milhões de toneladas de lixo produzidos por ano, pelo menos 30% poderiam ser reciclados, embora apenas 3% vão para a reciclagem, afirma a Abrelpe.

Durante a atividade teórica, as acadêmicas do Projeto também planejaram as atividades práticas de Reciclagem que devem ocorrer em breve na escola. Também foram apresentados produtos feitos a partir de materiais reutilizados e sensibilizaram as 3 turmas sobre a importância da diminuição dos resíduos produzidos e descartados em lixões e locais impróprios.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: