PEV utiliza garrafas Pet em sistema de irrigação

Unir criatividade, economia e preservação ambiental na produção de um sistema de irrigação alternativo para Hortas agroecológicas e atividades de Arborização. Usando garrafas pet, a integrante do Programa Escola Verde, Lorena Rafaelly, produziu 150 irrigadores para serem utilizados em atividades do PEV.

Muito fácil de fazer, o sistema de irrigação por gotejamento das Pets permite manter as plantas molhadas por semanas. A atividade, realizada pela acadêmica no dia 23.03, ocorreu na Sala Verde da Univasf, em Juazeiro (BA), e contou com outros materiais, como ripas e barbantes.

O irrigador é ecologicamente correto e uma solução para a preservação do meio ambiente. Ao reutilizar garrafas nas Hortas e Arborização escolares, o Projeto contribui para o ecossistema e, de quebra, sensibiliza alunos e professores contra a destinação inadequada do material.

Segundo Lorena, além do uso racional dos recursos hídricos, as Pet “armazenam águas das chuvas”, criando mais uma função para o sistema, o de aproveitamento pluvial.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: