PEV faz controle biológico de pragas em hortaliças

Comuns na plantação agrícola, os ataques da mosca branca afetam cada vez mais a produção em viveiros, jardins, hortas, parques e reservas ambientais urbanas. Na comunidade do João Paulo II, em Juazeiro (BA), a praga invadiu o Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira e estava prejudicando as hortaliças cultivadas pelos servidores e estudantes.

No dia 4.05 (sexta-feira), os integrantes do Programa Escola Verde, Maria Andrade, Raiza Ximenes, Igor Filgueira e Flávia Medrado, foram convidados para ajudar a escola no controle do inseto.

Cada mosca é capaz de colocar 300 ovos em uma semana, e o calor – típico do município – propicia a infestação. A praga bloqueia as folhas e sua fotossíntese fazendo com que a planta morra por asfixia. Durante a ação, os integrantes fizeram extratos de Nim para borrifar nas hortaliças, enquanto orientavam os professores sobre como executar o controle biológico da praga.

Segundo a equipe do PEV, a escola está com um acompanhamento continuado e outras ações contra a invasão de insetos nas hortas escolares serão realizadas.

Por Jacó Viana
Veja as imagens: