Visitas Técnicas sensibilizam alunos e professores

Mais três escolas públicas do Vale do São Francisco mobilizadas pelo PEV realizaram visitas técnicas à instituições de pesquisas ambientais da região. Aproximadamente 120 alunos, professores e gestores conheceram os trabalhos socioambientais desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Semiárido), o Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna) e a Cooperativa de Catadores Cooperfirz.

Durante as visitas os participantes puderam participar de palestras, exibições de vídeos, interagiram com animais e plantas, visitaram laboratórios e realizaram Trilha Ecológica na Caatinga, para conhecer e valorizar a biodiversidade local.

Escola mobilizadas

Nesta quarta-feira (07/10/2015) alunos e professores da Escola Joca de Souza, localizada em Juazeiro-BA, realizaram visita técnica ao CEMAFAUNA, oportunidade em que tiveram contato in loco com pássaros nativos, com falcões, répteis e outras espécies da região, durante a palestra e durante visita ao Museu da Fauna da Caatinga, localizado na instituição.

No dia 01/10, a equipe do PEV esteve visitando a Cooperativa de Catadores Cooperfirtz, localizada em Juazeiro, a fim de colaborar para que ocorra a coleta seletiva com a destinação seletiva adequada na Escolas públicas deste município.

Dia 29/09 estudantes e professores da Escola Otacílio Nunes de Souza, localizada em Petrolina-PE, realizar visita técnica à Embrapa Semiárido. Durante a visita puderam conhecer a Ecoteca, os Laboratórios de Entomologia, Análise da água e Enologia, além de realizarem uma Trilha Ecológica numa área de Caatinga para conhecer algumas espécies nativas de animais e plantas in natura. A visita ocorreu com a colaboração do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Pernambuco (UPE).

De acordo com a Jucélia Silva “a experiência foi muito proveitosa. Foi uma belíssima iniciativa do PEV. Os alunos puderam vivenciar um pouco sobre a agricultura, fauna e flora da Caatinga, e ter uma outra visão sobre a Embrapa, mostrando que não é voltada apenas para agricultura. Os alunos tiveram acesso a um leque de informações, e vale a pena repetir a experiência”, defendeu.

Também ocorreu outra visita à Embrapa promovida pelo PEV de alunos e professores do 7º ano da Escola Gercino Coelho (Petrolina), no dia 23/09. A visita foi acompanhada pelo Técnico Luis Domingos, que esteve orientando e tirando dúvidas dos participantes durante parte da visita.

Na opinião da professora Vanuza Raquel, “foi uma aula-passeio bastante prazerosa e riquíssima em conhecimentos para os nossos discentes. Tendo em vista o êxito da visita, fica a perspectiva para que outras aconteçam, assim, poderemos proporcionar aos nossos alunos diversificados modos de aprendizagem”, argumentou.

Confira algumas imagens: