Escolas realizam atividades de Arborização

O plantio de mudas nativas ainda é um hábito pouco praticado em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), embora possua grande importância para as cidades. É a partir de uma simples ação como essa que se torna possível a preservação de espaços naturais, conservação das espécies e a ampliação de áreas verdes com sombreamento nos períodos de calor.

De olho nisso, o Programa Escola Verde desenvolveu atividades de Arborização em quatro escolas n municípios, onde mobilizou cerca de 150 alunos. As ações foram coordenadas por Fernanda Torres, Denise Campos, Maria Andrade, Natalia Sudario, Vanessa Sena, André Alencar e João Rafael. Além do plantio de mudas, eles também realizaram junto aos estudantes a exibição de vídeos, palestras, debates e distribuição de material informativo.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 3/05, o PEV sensibilizou alunos de Escola Municipal Professora Eliete Araújo de Souza, em Petrolina. Aproximadamente 45 estudantes participaram da iniciativa, com trabalhos teóricos que antecedem as práticas.

No dia 26.04, a atividade de Arborização foi na Escola Estadual Eduardo coelho, no mesmo município. Pelo menos 60 estudantes e dois professores interagiram com a equipe do PEV durante as palestras e ações práticas com plantio das mudas.

Já no dia 25.04, cerca de 20 crianças da Escola Municipal Jeconias José dos Santos, também em Petrolina, foram impactadas. A atividade prática foi elogiada pelos professores e levou os pequenos a pensarem como seria uma cidade sem e com muitas árvores.

Dia 23.04 as ações de Arborização chegaram ao Colégio Estadual Helena Celestino, em Juazeiro. Lá aproximadamente 20 alunos participaram dos trabalhos, além de serem sensibilizados quanto aos cuidados com as mudas plantadas.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: