Saneamento e prevenção são temas de Saúde Ambiental

O grupo de Saúde Ambiental do Programa Escola Verde saiu mais uma vez em campo e realizou atividades com alunos de duas instituições públicas de ensino em Juazeiro (BA). Os cerca de 80 estudantes foram sensibilizados sobre os problemas causados pela falta de saneamento ambiental e pela proliferação das larvas do Aedes aegypti.
Durante as ações, houve momentos teóricos e práticos com os alunos. Os integrantes do PEV, Fernanda Torres, Matheus Bonfim, Jarbas Silva Santos, Aline Félix, Elijalma Augusto e o professor João Santana Tosta, estiveram à frente da iniciativa, que contou com palestras, debates, exibição de vídeos, apresentação de slides e entrega de material informativo.

Na oportunidade, os estudantes das duas instituições aprenderam o que é saúde preventiva, discutiram sobre melhorias na infraestrutura e consequente saneamento urbana, falaram sobre qualidade de vida, dentre outros assuntos.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No último dia 27.04 (sexta-feira), o PEV desenvolveu ações de Saúde Ambiental na Escola Municipal Luis Cursino, onde 45 alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental participaram de uma intervenção prática que objetivou a procura de possíveis focos de larvas do Aedes aegypti.

No dia 12.04, as atividades ocorrem no Centro Territorial do Sertão do São Francisco (CETEP-SSF). Pelo menos 35 pessoas, envolvendo os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente e também professores, interagiram tirando dúvidas e provocando discussões.

Um dos matriculados no curso de meio ambiente do CETEP, o aluno Tarcísio Souto Santos considera importante as ações do PEV, “pois traz um conhecimento bem mais amplo e proveitoso”, disse.

Já o professor do curso técnico em Meio Ambiente, professor João Santana Tosta, parabenizou o trabalho desenvolvido pela equipe de Saúde Ambiental e conta que está “aguardando as próximas atividades na escola”.
Por Jacó Viana
Confira as imagens: