Coleta Seletiva é tema entre alunos

Atividades de Coleta Seletiva em duas escolas mobilizam cerca de 140 estudantes este mês. Promovida pelo PEV em Petrolina (PE) e em parceria com o SAAE e a Cooperflits, em Juazeiro (BA), a iniciativa levou para os alunos discussões sérias como descarte incorreto de resíduos, suas consequências para o ecossistema e a saúde, além dos Pontos de Entrega Voluntária.

Os integrantes do Projeto, Carla Lima, Vanessa Sena, André Moraes, Aline Daiana, Jeise Jatobá, Ingrid Freitas e Guilherme Freire articularam as ações, que consistiram em exibições de vídeos educativos, palestras, debates e panfletagem. A equipe também explicou aos adolescentes as razões para se separar o lixo por tipo e as cores dos coletores que representam cada material, sólido ou orgânico.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No último sábado (28.04), aproximadamente 100 adolescentes da Escola Municipal Paulo VI, em Juazeiro, foram incentivados a discutirem problemáticas a cerca da Coleta Seletiva. Na ocasião, a equipe do Programa Escola Verde e as representantes do SAAE e COOPERFITZ, Yanna Maggie, promoveram a sensibilização quanto a importância de selecionar e descartar adequadamente os rejeitos sólidos gerado por aquela unidade escolar.

Já no dia 10.04, foi uma turma de 1º ano da Escola Osa Santana de Carvalho que se deparou com o assunto. Questões como consumismo e o descarte do lixo no chão da própria sala serviram de base para a sensibilização dos 40 alunos. Lá o PEV exibiu ainda trechos do documentário ‘Lixo Extraordinário’ (2011), que mostra a confecção de obras de arte a partir de resíduos retirados dos aterros, assim como a realidade de vários catadores.

Por Jacó Viana.
Confira as imagens: