PEV promove Arborização nas escolas

Cerca de 100 estudantes de três escolas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) receberam a equipe do Programa Escola Verde para a realização de uma série de atividades prático-teóricas de estimo à Arborização. Além de conhecer os tipos de plantas originárias da Caatinga e refletir sobre a importância da conservação, os educandos ajudaram a limpar o terreno, cavar, adubar e a plantar mudas nativas em seus colégios.

Os trabalhos foram desenvolvidos de forma interativa, experiencial e divertida, para que os estudantes, que são da Educação Infantil e Fundamental, reflitam os ensinamentos passados durante as ações, de modo mais eficiente. Matheus Henrique, André Moraes, Almir Amorim, Denise Campos, João Rafael, Raimunda Messias, Vanessa Sena, Geissica Thaylla, Natália Sudario e Lailana Brito lideraram as iniciativas, com apoio dos professores e coordenação das unidades de ensino.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nos dias 18 e 23.04, a equipe do PEV mobilizou uma turma de 30 alunos do Colégio Estadual Helena Celestino, em Juazeiro, através de palestras, debates, exibição de vídeos, bem como, recolhimento das mudas e o esterco para o processo de arborização.

A ação, que foi dividida em momentos prático e teórico, foi comentada pelos estudantes da escola. “Gostei do mandacaru, aprendi que ele é muito importante para a Caatinga, e que seus espinhos servem para armazenar água”, disse Polynária de Almeida Santos. “Vimos na palestra que a vegetação é importante para o meio ambiente, que elas produzem nosso oxigênio e que os animais dependem dela para viver”, afirmou Anderson de Oliveira, do 8º ano.

Já no dia 19.04, foi a vez de aproximadamente 50 alunos da Escola Municipal São Domingos Sávio, em Petrolina, participarem das atividades. Na palestra, eles aprenderam sobre a importância da arborização urbana e quais os cuidados necessários para a sobrevivência dessas plantas.
Ainda no mesmo dia, outras 20 crianças da Escola Municipal Professora Maroquinha, também em Petrolina, interagiram com o PEV por meio das palestras e práticas de campo.

Por Jacó Viana.
Confira as imagens: