PEV mobiliza RU para evitar desperdício de comida

Uma intervenção Socioambiental nas filas do Restaurante Universitário buscou reduzir consideravelmente as sobras de alimentos deixadas por alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, PE. Para isso, membros do Programa Escola Verde fizeram pesquisas – 26 milhões de toneladas de comida, por exemplo, são desperdiçadas no Brasil todos os anos -, distribuíram panfletos informativos e tiveram um diálogo com os estudantes a respeito da mudança de hábitos.

A sensibilização, ocorrida no último dia 5.04, impactou pelo menos 150 frequentadores do RU, falando sobre os impactos do desperdício de alimentos e dando dicas de como evitar isso. No material entregue, outras informações também chamaram a atenção dos alunos. Segundo relatório das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 1/3 da comida produzida no mundo é desperdiçada, enquanto 842 milhões de pessoas passam fome todos os dias. Somam-se a estes cálculos os 173 bi de m3 de água lançados fora junto a esses alimentos.

O grupo de intervenção do PEV, formado por Isaias de Lima e Andreza Rocha, não se limitou, no entanto, a passar informações de desperdícios. Enquanto distribuíam os panfletos, eles orientavam sobre como não estruir as refeições. “Coloque no prato somente o que for comer; escolha bem o antes de se servir; e oriente quem vai lhe servir sobre a quantidade que você deseja” foram algumas dessas orientações.

Durante a ação, que durou uma hora e meia, alguns alunos comentaram a iniciativa.  “Precisamos de mais atitudes como essa”, resumiram Caio Felipe, do curso de Artes Visuais, e Lucicléia, estudante de Psicologia.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: