Doação e produção de mudas reforçam Viveiro do PEV

Mais de 60 mudas da espécie ipê rosa, amarelo e branco, jacarandá mimoso, cedro e pau ferro foram produzidas por integrantes do Programa Escola Verde. As mudas se somam às outras 50 mudas doadas pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), de Petrolina, e aos 40 exemplares de pimentão casca verde, vermelha e amarela, tomate cereja e pimenta biquinho que foram doados ao PEV pela empresa Valle Mudas.

DO PLANTIO DAS MUDAS

O preparo das mudas teve como objetivo ajudar no abastecimento do Viveiro do PEV, de onde as plantas são usadas para incentivar a arborização e o plantio adequado das árvores em escolas, praças e comunidades.

A ação foi idealizada por Rafaela Guimarães e Bruno Delmondes, que, de casa, acompanham todo o desenvolvimento das sementes, da quebra da dormência, germinação até a transferência para o Viveiro.

Para o sucesso no plantio, os membros do PEV lançaram mão de saquinhos, panelas, copos descartáveis, facas, tesouras e pás. Tudo o que estava disponível e que possibilitasse o solo e o cultivo adequados. As mudas, produzidas por Rafaela no dia 18.03 e por Bruno no dia 23.02, serão utilizadas junto às demais plantas do Projeto nas atividades de arborização e horta escolar.

DA DOAÇÃO

O PEV também recebeu a doação de 50 mudas da AMMA, e mais 40 mudas da empresa de frutos orgânicos Valle Mudas, em Petrolina (PE), e devem ser utilizadas nas atividades de Arborização e Hortas do Projeto.

A aluna Raniele Miranda e Maria Andrade estiveram à frente dos diálogos que resultaram nas doações das plantas. Segundo a integrante do PEV, em conversas com um dos donos da Valle Mudas, Antoniny Perez, foram apresentadas as ações do Projeto e explicado como é o processo de montagem das hortas escolares. De acordo com Raniele, o proprietário da empresa “gostou da iniciativa e fez a doação das 40 mudas”, as quais serão transplantadas para o Viveiro do PEV nos próximos dias.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: