Barragem de Sobradinho recebe Visita Técnica de 40 estudantes

Com as chuvas dos últimos meses nas cabeceiras do Rio São Francisco, a barragem de Sobradinho (BA) voltou a aumentar o volume, tendo atingido o nível de 11,67% da capacidade de armazenamento de água, no início do primeiro bimestre.

O número não é o ideal, mas está longe de ser aqueles 2% de volume útil registrados em novembro de 2017. A preocupação com a capacidade atual – e ainda alarmante do reservatório – a importância da preservação do Velho Chico, a finalidade dos Recursos Hídricos e a produção de energia foram assuntos da Visita Técnica de cerca de 40 alunos e professores à Usina da Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf).

Guiados por técnicos engenheiros da Chesf e integrantes do PEV, os estudantes, do 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, do distrito de Junco, no Salitre, em Juazeiro (BA), conheceram a casa de força, o vertedouro, a subestação de energia, os geradores, turbinas e as linhas de transmissão, além das comportas.

A visita ocorreu no dia 26.03 e foi acompanhada pelo integrante do Programa Escola Verde, Glaucio Lima. Durante a atividade, houve ainda a realização de palestras, apresentação de vídeos e debates.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: