A Importância Socioambiental da Reciclagem

Educação, esta é melhor forma de se ter uma cidade sustentável e menos poluída. Hoje o Programa Escola Verde apresenta duas escolas de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) que, na última quinta-feira (15.03), participaram das atividades de Reciclagem, de iniciativa do Projeto. Um trabalho que visa promover nos estudantes a reflexão sobre o descarte inadequado do lixo, o consumismo, a escassez dos recursos naturais, a importância dos catadores, além de possibilitar o reaproveitamento dos resíduos sólidos.

As ações mobilizaram mais de 60 alunos, consistindo em palestras, debates, exibição de vídeos a apresentação de slides, além da entrega de material informativo. Também houve o recolhimento de pneus antigos encontrados numa das unidades e a realização de Oficina.

Coordenaram as atividades os integrantes do PEV, Carliane Silva, Matheus Bonfim, Dvison Willian, Ana Paula Cavalcante, Patrícia Marques, Deise Oliveira, Edvaldo Miranda e Leonardo Santana.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

A temática da Reciclagem foi pautada na Escola Estadual Jesuino D’avila, do Bairro João de Deus, em Petrolina, logo pela manhã. Eram 7:50hs quando mais de 40 alunos receberam a equipe do PEV para discutir questões como reduzir, reutilizar e reciclar materiais a exemplo do plástico PET.

Em outra unidade escolar, o Colégio Municipal Luis Cursino da Franca Cardoso, do bairro Tancredo Neves, em Juazeiro, uma Oficina de Reciclagem mobilizou 23 estudantes do 3º ano do Fundamental.  Máscaras, pincel, tintas óleo, rolo para pintar e 26 pneus velhos foram utilizados pelas crianças para embelezar a entrada da escola.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: