Compostagem gera menos lixo e produz adubo rico em nutrientes

Usar resíduos orgânicos na horta e ainda gerar menos lixo é alternativa para quem deseja evitar que os restos da cozinha vão parar no meio ambiente, produzindo metano e chorume, além de alimentar ratos e baratas. Com estes objetivos, alunos do Programa Escola Verde desenvolveram na última quinta-feira (8/03) experimentos de compostagem, que, depois de pronta, poderá ser espalhada sobre canteiros, hortas e vasos de plantas ornamentais.

A atividade durou o dia todo, levando os estudantes a buscarem materiais orgânicos no Marcado do Produtor de Juazeiro (BA) logo pela manhã. À tarde se deslocaram ao Viveiro do PEV, onde fizeram a abertura de dois fossos, depósito de resíduo, cobertura e irrigação.

Realizada pelos integrantes do Programa, Jadson Araújo, Livya Nery e João Rafael, a iniciativa serviu como base para as ações a serem promovidas nas escolas públicas de Juazeiro e Petrolina (PE), onde serão desenvolvidas Composteiras de Fosso In Natura, como esta.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: