Parque Zoobotânico da Caatinga vira atração eco-didática para estudantes

O Meio Ambiente do Submédio Vale do São Francisco é conhecido em todo o Brasil por causa da cultura de irrigação que envolve cidades como Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. Porém, a região não possui apenas plantações de frutas: pegando a Av. Cardoso de Sá, no bairro Vila Eduardo, em direção ao Batalhão de Exército da cidade pernambucana, é possível chegar ao Parque Zoobotânico, um local que abriga dezenas de espécies de animais e mais de 50 espécies vegetais típicos do único bioma integralmente brasileiro: a Caatinga.

Foi neste lugar que 28 estudantes de 3º ano da Escola Jornalista Joao Ferreira Gomes (EREM), do bairro Cohab VI, fizeram uma Visita Técnica. Acompanhados pela integrante do Programa Escola Verde (PEV), Lailana Brito, a professora de Biologia, Ana Patrícia e o sargento Erenilson, os alunos puderam interagir com mamíferos, aves, répteis e anfíbios; muitos apreendidos pela polícia, resgatados de cativeiros ou atropelados, a maioria deles impossibilitada de retornar ao seu habitat natural.

A visita técnica ocorreu no dia 25/10 e teve como um dos objetivos apresentar aos discentes a fauna e flora da Caatinga. Na ocasião, o PEV buscou sensibilizá-los para a necessidade de preservação das espécies da região. Os temas abordados durante a visita, com observação in loco dos animais, foram assuntos trabalhados em sala de aula pelos professores e integrantes do Programa.