Curso sobre “Animais peçonhentos”

Professores e alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Agropecuária, Edificações e Enfermagem, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), foram mobilizados pelo Programa Escola Verde para realização de um treinamento sobre “Animais peçonhentos”. As atividades ocorreram nesta última quinta-feira (19/10), na sede do Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna), no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina-PE.

As ações contaram com cerca de 20 pessoas, entre estudantes e educadores, e teve a participação dos estagiários do PEV, Jarbas Silva e Aline Felix. Durante o treinamento, foram abordados assuntos teóricos, em que várias espécies de serpentes eram apresentadas. Num segundo momento, a aula tornou-se prática, no que o instrutor demonstrou como realizar a captura do animal peçonhento, assim como, utilizarem-se de vários instrumentos de manuseios para a captura.

Os estudantes Lucas de Souza (Edificações), Matheus Costa (Enfermagem) e Ciro Ângelo Tupiná (Agropecuária) estiveram na capacitação e entendem a importância do curso. “O treinamento mostrou-nos o quanto devemos respeitar os animais peçonhentos, a importância da captura e jamais abater nenhuma dessas espécies”, declarou Lucas.