Coleta seletiva é discutida por cerca de 200 alunos e professores

Fazer da coleta seletiva um hábito do cotidiano foi o objetivo de uma série de atividades desenvolvidas por integrantes do Programa Escola Verde (PEV) junto a cerca de 200 alunos de duas escolas públicas, em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, distribuição de panfletos e a realização de uma gincana; e foram desenvolvidas pelos membros do PEV e do Núcleo Temático de Educação Ambiental, Débora Daiany, ítalo Áquila, Amanda Kaline, Guilherme Lima Barros e Ana Carolina Guimarães, com o apoio dos professores e coordenação das unidades escolares.

Durante as atividades, os estagiários abordaram assuntos, como: a importância da coleta seletiva para o meio ambiente, as razões para se separar o lixo por tipo de material, as cores dos coletores que representam cada material, entre outras coisas.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 21/09, o PEV foi chamado pelo Colégio Polivalente Américo Tanure, do bairro Jardim Novo Encontro, em Juazeiro, para realizar ações sobre o assunto, dentro da programação do “Transformaê”, um evento interdisciplinar de iniciativa escola.

As palestras ocorreram nos turnos da manhã e tarde e contou com a participação de aproximadamente 70 alunos, dos 6º aos 8º anos do Ensino Fundamental.
No dia 15/09, as atividades ocorreram na Escola Osa Santana de Carvalho, do bairro Cohab Massangano, em Petrolina, participando diretamente 120 estudantes das turmas do 2º ano do Ensino médio, além de cerca de 10 professores.

Também foram desenvolvidas ações da gincana sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente. Os presentes promoveram um nome e slogan para suas equipes, criaram gritos de guerra e quadros informativos, arrecadação de material reciclável e realizaram paródias sustentáveis. Todas essas atividades tinham contextualização com a temática da coleta seletiva.

Confira algumas as imagens: