Ação ecológica muda paisagem interna da Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, campus Juazeiro (BA), foi palco de uma importante ação socioambiental. Com a ajuda dos 37 alunos que fizeram o 4º Minicurso de Arborização e Produção de Mudas, o Programa Escola Verde (PEV) plantou na área interna da unidade, próximo ao bloco de Artes Visuais, mudas de Painera Rosa (barriguda), que estão sendo irrigadas através do sistema de garrafas PET’s.

A arborização ocorreu no dia 14/10 quando também foram produzidas cerca de 40 mudas das espécies, como: angico, mandacaru, mulungu, baraúna, canafístula, entre outras. O momento prático do minicurso foi precedido pelas atividades de confecção das garrafas, que faz parte da modalidade à distância do curso.

Participaram da ação ecológica, os estagiários do PEV e integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental, Vanessa Sena, Matheus Henrique Bonfim, Welton Jr., Alesson e a aluna Raíza Coelho. Segundo Raíza, que é membro do núcleo temático, todas as atividades promovidas pelo minicurso foram importantes porque “dão às pessoas um mínimo de noção da importância de viver em um lugar arborizado”.

A estudante também enfatiza a parte prática das aulas. “É legal porque, aprendemos a teoria e podemos pô-la em prática através da produção de mudas e do próprio plantio. Gostei, recomendo que permaneça”, concluiu.