Enfrentando os desafios das hortas escolares

Uma dificuldade frequente das escolas é desenvolver e manter hortas agroecológicas de maneira auto-sustentável. Incorrendo em inúmeros prejuízos para as instituições.
 
As hortas podem servir como um instrumento pedagógico vivo no exercício de conhecimentos de diversas áreas e disciplinas; podem também fornecer alimentos saudáveis para alimentação escolar, além de fomentar a valorização de nosso bioma e a responsabilidade socioambiental dos alunos.
 
Visando contribuir com a superação destas dificuldades, o Programa Escola Verde desenvolveu atividades em duas escolas públicas do município de Juazeiro (BA) que mobilizaram aproximadamente 50 alunos e professores.
 
As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, distribuição de material informativo e ações práticas de organização de leiras, semeadura de legumes e verduras, limpeza do terreno e irrigação.
 
Participaram das ações os integrantes do PEV, Maria Andrade, André Moraes, Pedro Igor, Isa Mariana, Débora Borges, Aylla Raquel e Ângela; em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.
 
ESCOLAS ENVOLVIDAS
 
A equipe do PEV esteve participando de ações, no dia 18/08/2017, para a manutenção e ampliação da horta da Escola Pedro Raymundo Moreira Rego, através de semeadura, limpeza de leiras e irrigação.
 
Também ocorreram atividades para promoção da horta na Escola Polivalente Américo Tanuri, no dia 06/08; oportunidade em que cerca de 40 alunos do 7º ao 9º Ano foram sensibilizados e preparados para o conhecimento, valorização e desenvolvimento de práticas de horta na escola, em breve.
 
De acordo com a aluna Edislane Silva (9º Ano), as atividades foram muito importante “porque adquiri mais conhecimentos sobre o assunto”, ressaltou.
 
Confira algumas imagens: