Integrantes do Programa Escola Verde sensibilizaram em torno de 30 alunos e professores da Escola José Joaquim, localizada em Petrolina-PE, sobre as riquezas socioambientais do bioma Caatinga.
As atividades ocorreram no dia 08/12/2016. Participaram os integrantes do PEV, Carla Caroline, André Moraes, Ítalo Amorim, Mariana Macário, Matheus Henrique e Wotson Lucas, além do integrante do Núcleo Temático de Educação Ambiental, Osmar Galvão.
De acordo com a estudante Sofia Batista de Souza (6 anos) “devemos proteger os animais e as árvores. Não devemos deixar ninguém matar os animais, nem cortar as árvores porque senão eles não vão ter onde morar; e isso não é bom”, observou.
VOCÊ SABIA?
O termo Caatinga provem do tupi ka’a (mata) + tinga (branca), ou seja “mata branca”. É o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.
A Caatinga possui uma área de cerca de 844.453 Km quadrados, o que equivale a 11% do território nacional. O bioma está presente nos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.
Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Aproximadamente 30 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver.
Confira algumas imagens: