Promoção de Saúde Ambiental

Com o objetivo central de promover a saúde individual e coletiva a partir da Educação Ambiental, com ações de prevenção e cuidados com o corpo e com o meio, o Programa Escola Verde mobilizou aproximadamente 200 alunos, professores, gestores e membros das comunidades, de quatro escolas públicas de Juazeiro-BA.

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre os temas; além de demonstração e degustação de plantas medicinais.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Ítalo Áquila, Fernanda Torres, Mariana Macário, Ana Kezia, Renivaldo Dias, Vanessa Sena, Natã Henrique, Ana Caroline e Matheus Henrique; e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, Layta Sena.

HIGIENE PESSOAL

No dia 11/12/2016 a equipe de Saúde Ambiental esteve sensibilizando cerca de 20 alunos e professores da Creche Nossa Senhora de Nazaré sobre a importância dos cuidados de higiene com com o corpo. Foram abordados cuidados com os cabelos, escovação dos dentes, mãos e corpo.

PLANTAS MEDICINAIS

O PEV esteve participando com um estande sobre Plantas Medicinais no pátio da Escola Polivalente Américo Tanuri, no dia 06/12, oportunidade em que foram expostas várias plantas medicinais da Caatinga, juntamente com informações sobre as espécies, indicações, cuidados no consumo; e tudo isso associado a degustação de chás.

Para o aluno Lucas Barbosa (3º Ano do Ensino Médio), “essas atividades são importantes para a escola. Achei o estande de plantas da Caatinga muito interessante. vou tomar chá todo dia agora”, garantiu.

HIGIENE AMBIENTAL

Também no dia 06/12 cerca de 60 alunos e professores da Escola Helena Celestino, serem sensibilizados com as atividades sobre os cuidados com a higiene do meio ambiente para a prevenção de doenças.

MEIO AMBIENTE E ATIVIDADES FÍSICAS

A importância de um ambiente salubre e a prática regular de atividades físicas ao ar livre foram os temas centrais das ações do PEV desenvolvidas na Escola José Padilha de Sousa, no dia 18/11, junto a cerca de 30 alunos e professores do 5º Ano.

Para a Professora Claudia Figueiredo, “é muito importante conscientizar as crianças não só com a prática de atividade físicas, mas para o cuidado consigo mesmo e o meio que o cerca prevenindo doenças e acidentes”, analisou.

Confira algumas imagens:

Atividades de Saúde Ambental. Escola José Padilha de Sousa. Juazeiro-BA. 18/11/2016.

Atividades de Saúde Ambental. Escola Polivalente Américo Tanuri. Juazeiro-BA. 06/12/2016.

Saude Ambiental 20

Saude Ambiental 09 Saude Ambiental 08 Saude Ambiental 06 Saude Ambiental 05 Saude Ambiental 04