Atividades de arborização movimentam escolas

Um conjunto de ações em prol da arborização de escolas e entornos mobilizou aproximadamente 300 alunos e professores de quatro escolas públicas do Vale do São Francisco.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre o tema, além de ações práticas com preparação do solo e plantio de mudas nativas da Caatinga, tais como Pau-ferro, Ipê-roxo e Angico.

Participaram das ações os integrantes do Programa Escola Verde, Matheus Henrique, Joabe Aragão, Fernanda Torres, Natã Henrique, Wotson Lucas, Tayná Rodrigues e Vanessa Sena, além das integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, Bruna Lima e Camila Ferraz.

O objetivo central das atividades foi sensibilizar e mobilizar para o plantio de mudas nas áreas interna e externa das escolas, despertar o senso crítico de responsabilidade socioambiental, além de promover os conhecimentos de diferentes disciplinas escolares, como Biologia, Geografia e Sociologia.

ESCOLAS MOBILIZADAS

Hoje (28/11/2016) e dia 23/11 ocorreram atividades preparatórias de sensibilização sobre Arborização na Escola Joaquim André, localizada em Petrolina-PE. Cerca de 80 alunos e professores do 8º e 9º Anos participaram das ações.

De acordo com a aluna Rafaela Silva, “foi bem interessante porque está falando da Caatinga, que existe na nossa região, e não sabemos muito sobre ela”, argumentou.

Na sexta-feira (25/11) ocorreram atividades de prática de arborização na Escola Dilma Calmon, localizada em Juazeiro-BA. Em torno de 50 alunos e professores da escola participaram da plantação de mudas nativas na área interna e externa da instituição.

Quinta-feira (24/11) foi a vez da Escola Marechal Antonio Alves Filho (EMMAF), localizada em Petrolina-PE, receber a visita da equipe de Arborização do PEV. Na oportunidade cerca de 80 alunos e professores do 7º Ano foram sensibilizados e informados sobre as ações práticas que ocorrerão em breve na escola.

Para o aluno Felipe Lopes, a atividade “foi ótima e acredito que a prática será melhor ainda, vamos arborizar toda a nossa escola com plantas da Caatinga”, comemorou satisfeito.

No mesmo dia ocorreu também atividades de sensibilização sobre Arborização na Escola Rotary Club (Juazeiro-BA). Cerca de 40 alunos e professores do 9º Ano participaram das ações.

Dia 23/11 o PEV esteve mobilizando aproximadamente 40 alunos e professores da Escola Joaquim André, em Petrolina, como parte do processo de arborização da escola.

Na opinião da aluna Rafaela Silva, “foi bem interessante porque está da falando da Caatinga, que existe na nossa região, e não sabemos muito sobre ela”, defendeu.

Confira algumas imagens: