Ações de Saúde Ambiental sensibilizam alunos e professores

Cuidados de higiene e saúde bucal, Alimentação saudável, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmitidas, Gravidez na adolescência e precaução no uso de Plantas medicinais, foram alguns dos temas desenvolvidos pelo Programa Escola Verde em quatro escolas públicas do Vale do São Francisco.

As atividades sensibilizaram aproximadamente 330 alunos e professores das escolas da Educação Básica, e consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes, distribuição de panfletos e teatro de fantoches.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Ítalo Áquila, Fernanda Torres, Neemias Silva, Lailana Brito, Mariana Macário, Natã Barbosa, Tayná Rodrigues, Aline Felix, Ana Carla, André Moraes, Marcela Lima e Geissica Lima, em Parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

ESCOLAS MOBILIZADAS

O PEV esteve mobilizando cerca de 20 alunos e professores da Escola Helena Celestino Magalhães, localizada em Juazeiro-BA, no dia 19/10/2016, para atividades de sensibilização sobre os cuidados no uso de Plantas medicinais. Foram expostas algumas plantas usadas na terapêutica humana, como alho, hortelã e Boldo.

No dia 18/10 a equipe do PEV esteve desenvolvendo ações de Higiene pessoas e saúde bucal, com cerca de 240 alunos e professores da Escola José Padilha de Souza (Juazeiro).

As ações envolveram todos os alunos e professores dos turnos da manhã e tarde, e envolveram enfermeiros, dentistas, agentes de saúde e estagiárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto do Cruzeiro.

Dia 13/10 foi a vez da equipe de Saúde Ambiental do PEV visitar a Escola Marechal Antonio Alves Filho (EMAAF), localizada em Petrolina-PE, oportunidade em que os problemas das DSTs/Aids e Gravides na adolescência foram debatidos com cerca de 40 alunos e professores dos 1º Anos do Ensino Médio.

Na opinião da aluna Camila Santos (15 anos), as atividades foram “de muita importância, porque a gente está numa época de saber o que vamos querer ser, e uma gravidez indesejada iria atrapalhar bastante”, defendeu.

Já o aluno Samuel Silva (16 anos) avaliou as ações: “gostei muito. Espero que vocês venham novamente, e tragam outros temas, esse foi muito bom, aprendi bastante”, observou.

Outra instituição que recebeu a visita do PEV foi a Escola Iracema Pereira da Paixão (Juazeiro), no dia 15/09 ocasião que foram abordados temas como Alimentação saudável e qualidade de vida, junto com cerca de 30 alunos e professores.

De acordo com a opinião da Professora Gilneide Clementino, “hoje foi muito interessante porque reforçou um conteúdo que já havia sido trabalhado em sala de aula”, garantiu.

Confira algumas imagens: