Reciclagens promovidas pelo PEV entusiasmam estudantes e professores

Aprender e praticar a importância de reciclar e reutilizar materiais, exercitar a criatividade de jovens e crianças, estimular o consumo responsável e ajudar a embelezar a Escola, foram os objetivos das atividades de reciclagens desenvolvidas pelo Projeto Escola Verde em escolas públicas da região. Aproximadamente 130 pessoas, entre alunos e professores, participaram das ações.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, coleta de materiais para reciclagem como Pneus, caixas de madeira e garrafas Pets nas residências dos alunos; e Oficinas de reciclagem para desenvolvimento de produtos finais.

Foram desenvolvidos vasos com Pneus, estruturas para hortas, utilidades como porta-caneta e brinquedos. As ações foram desenvolvidas pelas integrantes do PEV, Juliana Linhares, Millena Lemos, Maria Andrade e Giovânia Sá.

Escolas mobilizadas

No dia 04/09/2015, na Escola Eduardo Coelho, localizada em Petrolina-PE, alunos e professores botaram a mão na massa e realizaram uma Oficina de reciclagem de caixotes de mateira e garrafas Pets, para a montagem de um jardim suspenso na Escola, como parte dos preparativos para a Gincana Ambiental que ocorrerá no final deste mês de Setembro.

Na opinião do aluno, Robenilson Oliveira, da Equipe Azul “nunca me passou pela cabeça que eu ia fazer um jardim reaproveitando essas coisas. Tô achando tudo lindo.Nosso jardim vai ficar muito bonito e nós vamos ganhar a gincana”, comentou empolgado.

Já no dia 03/09 foi a vez da equipe do PEV desenvolver ações com a Equipe Verde, na mesma escola. Na ocasião foram trabalhados Pneus, garrafas Pets e outros materiais recicláveis, para montagem de vasos em forma de “Minions” para atividades de jardinagem na Escola.

De acordo com a aluna Tawanna Santos, “Nossa… fiquei surpresa como os Mínions. Ficaram lindos!! O PEV nos mostrou através da palestra que dá pra fazer um monte de coisas bacana com pneus, garrafas pet, e outras coisas que iam para o lixo e demora anos para se degradar. Agora estamos nós aqui usando como vasinhos de plantas, para nosso jardim. Fora as outras coisas que dá pra fazer.Adorei”, defendeu.

Nos dias 01 e 02/09 a equipe de reciclagem do PEV esteve desenvolvendo ações preparativas para a Oficina que ocorrerá em breve na Escola Jornalista João Ferreira Gomes, Petrolina, oportunidade em que reuniu cerca de 90 pessoas, entre alunos e professores de quatro turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Na Escola Joaquim André Cavalcanti, localizada em Petrolina-PE, o PEV desenvolveu a parte prática da Oficina de Reciclagem com a turma do 6º Ano, no dia 31/08, ocasião em que desenvolveram Porta-canetas com garrafas Pets e Cartolinas recicladas.

Para o estudante Jefferson Fabiano de Souza, “Achei muito bom porque a gente aprendeu um monte de coisa nova, que pode fazer em casa também. Eu quero fazer um presente pra dar pra minha mãe”,argumentou satisfeito.

Conforme declarou a aluna Andreza Soares, “Gostei muito. Foi muito bom porque é uma aprendizagem diferente. Eu queria que vocês viessem toda semana. Vocês vão vir? Aí a gente pode sempre fazer um monte de coisas legais”, declarou entusiasmada.

Confira algumas imagens: