Atividade de ambientalização e sensibilização mobilizam escolas

Escolas públicas de Petrolina-PE e Juazeiro-BA receberam visitas das equipes do Projeto Escola Verde e desenvolveram várias atividades de sensibilização de alunos e professores sobre problemas socioambientais. Aproximadamente 300 pessoas participaram das ações.

Dentre as atividades desenvolvidas destaque para sensibilização quanto a necessidade da utilização de fontes alternativas e sustentáveis para a geração de energia, como eólica e solar. Também foram realizadas ações de ambientalização junto aos professores e gestores, adesivagens de escola e promoção de cuidados com o uso da água.

Foram exibidos vídeos, realizadas palestras, debates, afixação de adesivos, cartazes e distribuição de material informativo elaborado pelo próprio PEV.

Escolas mobilizadas

No dia 03/09/2015, na Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA, o PEV em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) esteve realizando atividades sobre o uso sustentável e responsável da água. Aproximadamente 70 pessoas participaram da ação que foi desenvolvida em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

No dia 20 de agosto foi realizada atividade de ambientalização na Escola Professor Simão Amorim Durando, localizada em Petrolina-PE, oportunidade em que professores dos turnos da tarde e noite participaram das ações. Cerca de 30 pessoas participaram do evento.

Na Escola 21 de Setembro, Petrolina, no dia 28/08, foi realizada ação do PEV de ambientalização. Na ocasião cerca 20 professores e gestores puderam conhecer um pouco da Lei da Educação Ambiental (9.795), a Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P), o Meio Ambiente como tema transversal dos PCNs, o Programa Dinheiro Direto na Escola Sustentável e a necessidade da formação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) na escola.

Já no dia 26/08 a equipe do PEV esteve mobilizando cerca de 150 pessoas, entre alunos e professores, da escola Joca de Souza, localizada em Juazeiro-BA, para reflexão da importância da economia de recursos como água e lua, com a afixação de cartazes e adesivos em locais estratégicos da escola.

Também no dia 26/08 o PEV esteve mobilizando alunos e professore do 8º ano, do turno da manhã da Escola Moysés Barbosa, Petrolina, para a reflexão sobre a escassez da água e a necessidade de adoção de práticas responsáveis de consumo. em torno de 60 pessoas participaram das atividades.

De acordo com o aluno Caio Júnior, “achei bem legal. Gostei! Eu não sabia que nosso planeta tava quase sem água potável”, argumentou.

Confira algumas imagens: