Saúde Ambiental movimenta escolas

Diversas atividades de Saúde Ambiental foram desenvolvidas pelo Programa Escola Verde em seis escolas de três municípios da região do Vale do São Francisco. As ações reuniram em torno de 300 alunos, professores e gestores.

Dentre as ações desenvolvidas destaque para cuidados com os Agrotóxicos e alimentação saudável, gravidez na adolescência, sexualidade, Doenças Sexualmente Transmitidas (DST) e cuidados com as Zoonoses.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo; e foram desenvolvidas pelos integrantes do Programa Escola Verde e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar.

CUIDADOS COM OS AGROTÓXICOS

Nesta sexta-feira (17/06/2016) aproximadamente 100 alunos e professores da Escola 24 de Fevereiro, localizada em Sobradinho-BA, participaram de atividades sobre os cuidados no manuseio e intoxicação pelo uso dos Agrotóxicos, tão comuns na região.

De acordo com a aluna Raissa Maria, “aprendi que cozinhamos as verduras sem ver se tem agrotóxicos ou não. Devemos ter mais cuidados porque o veneno nos alimentos é ruim”, argumentou.

No dia 01/06 a equipe de Saúde Ambiental esteve desenvolvendo ações sobre os perigos dos agrotóxicos na Escola Pe Luiz Cassiano, localizada em Petrolina-PE. Na oportunidade cerca de 70 alunos e professores do 3º Ano do Ensino Médio debateram o problema na região.

Para a estudantes Flavia Tiburcio (17 anos), “gostei muito por ter a informação de que devemos ter mais cuidado com os alimentos que vamos consumir nas nossas casas”, defendeu.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Além de evitar alimentos contaminados todos devem tomar cuidados com a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos. Por isso o PEV desenvolveu também ações para uma alimentação balanceada e de qualidade.

No dia 08/06 foi realizada uma atividade sobre alimentação saudável junto a cerca de 50 alunos e professores das turmas do 1º Ano, da Escola Elite Araújo de Souza, localizada em Petrolina-PE.

Conforme declarou a estudante Marília Queiroz “eu gostei muito, foi muito legal. Aprendi que temos que comer muita fruta e também arroz e feijão, carne, verdura, macarrão, comer pouco doce e tudo bem colorido”, observou.

SEXUALIDADE, GRAVIDEZ E DSTs

O PEV também esteve desenvolvendo ações para promoção da saúde sexual, através de informações para a sensibilização para os cuidados com a Sexualidade na adolescência, os perigos da gravidez indesejada e das Doenças Sexualmente Transmitidas (DSTs).

As ações ocorreram na Escola Marechal Antonio Alves Filho (EMMAF), localizada em Petrolina no dia 07/06, com a participação de aproximadamente 60 pessoas.

Também ocorreram atividade sobre estes temas na Escola Jornalista João Ferreira Gomes, no dia 03/06, e na Escola Pe Luiz Cassiano (Petrolina), no dia 31/05.

Na opinião da aluna Marcela Santos, as atividades foram muito importantes porque “pude tirar muitas dúvidas que eu tinha e que tinha vergonha de falar poque falar de sexualidade ainda é muito difícil. Foi muito interessante e informativo também”, comentou.

CUIDADOS COM AS ZOONOSES

O Programa Escola Verde também esteve desenvolvendo ações para prevenção, sintomas e tratamento de doenças de veiculação animal, chamadas Zoonoses. As ações ocorreram no dia 24/05, na Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA.

Confira algumas imagens: