Hortas Escolares Agroecológicas

Um dos desafios das escolas que pretendem abraçar a causa socioambiental é desenvolver e manter uma Horta Agroecológica em pleno vigor e funcionamento. As hortas podem ser um instrumento didático importante para o exercício da aprendizagem de diferentes disciplinas escolares como geografia, biologia, português, história e até mesmo matemática; além de fomentar a responsabilidade e a preservação ambiental dos envolvidos; e até fornecer alimentos saudáveis para a alimentação escolar.

A fim de colaborar com a efetivação das hortas nas escolas o Programa Escola Verde desenvolveu uma série de atividades junto a 100 alunos e professores de três escolas públicas do municipio de Juazeiro-BA. As ações foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar. Parte das ações ocorreu em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes, distribuição de material informativo, preparação do terreno, abertura dos canteiros, adubação, semeadura e irrigação. Foram semeados legumes e hortaliças, tais como alface, tomate, coentro, agrião, couve, rúcula e espinafre.

ESCOLAS MOBILIZADAS

Nesta terça-feira (07/06/2016) a equipe do PEV esteve desenvolvendo atividades práticas de semeadura e manutenção da Horta da Escola Arlinda Alves Varjão. Aproximadamente 40 alunos e professores participaram das atividades.

No dia 03/06 foi a vez do PEV mobilizar cerca de 40 alunos e professores do 3º Ano do ensino fundamental da Escola Iracema Pereira da Paixão para o desenvolvimento da Horta escolar.

Na opinião da Profa Gilneide Clementino, “a proposta é muito boa, pois os alunos puderam ver na prática como proceder o plantio das sementes e o que fazer depois para manter”, explicou.

Também no dia 03/06 a equipe esteve mobilizando alunos e professores da Escola Rui Barbosa, oportunidade em que foram instalados aspersores no sistema de irrigação alternativo desenvolvido pelo PEV e alunos do Núcleo Temático.

Confira algumas imagens: