Visitas Técnicas sensibilizam alunos e professores

Possibilitar aos alunos e professores de escolas públicas experienciar os conhecimentos trabalhados em sala de aula, através de contato in loco com as atividades de pesquisa e socioambientais desenvolvidas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e pelo Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA); bem como despertar o interesse pela pesquisa científica e o senso de responsabilidade socioambiental, foram alguns dos objetivos das Visitas Técnicas realizadas pelo Programa Escola Verde.

Aproximadamente 170 alunos e professores de três escolas públicas visitaram a Usina Hidrelétrica da Chesf, localizada no lago de Sobradinho-BA, o Centro de Ciências Agrárias e o Cemafauna, localizado em Petrolina-PE. As visitas consistiram em exibição de videos, palestras, debates e visitação aos laboratórios, Museu da Fauna, casa de máquinas, Geradores, Turbina e outros setores, sempre acompanhado de monitores do PEV e das instituições visitadas.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Ítalo Amorim, Neemias Silva, Ana Caroline e Gabriela Rocha.

ESCOLAS VISITANTES

Uma experiência inesquecível para cerca de 60 alunos e professores do 2º Ano do Ensino Médio, da Escola Dr Pacífico Rodrigues da Luz, localizada em Petrolina-PE, que puderam no dia 20/05/2016, visitar a Usina Hidrelétrica da Chesf, localizada nos municípios de Sobradinho e Casa Nova, estado da Bahia, a 40 km das cidades de Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco).

Na oportunidade puderam conhecer as eclusas, geradores, turbinas e os processos para a geração de energia da Usina, a qual tem uma potência instalada de 1.050.000 kW (1.050 MW), com 6 máquinas geradoras, garantindo o abastecimento de energia em vários municípios da região.

Dia 26/05/2016 alunos e professores da Escola Lomanto Júnior, localizada em Juazeiro-BA, visitaram os laboratórios e equipamentos do Centro de Ciências Agrárias, da Univasf, e puderam conhecer o Viveiro do PEV onde são cultivadas as mudas usadas nas atividades de arborização.

No dia 18/05 cerca de 60 alunos e professores da Escola Prof Simião Amorim Durando, localizada em Petrolina, realizaram visita técnica ao Cemafauna; oportunidade em que assistiram a vídeo, participaram de palestra, tiveram contato com animais vivos da região e ainda puderam visitar o Museu da Fauna da Caatinga.

Após a visita ao Cema os presentes visitaram também laboratórios e equipamentos dos cursos de Veterinária e Zootecnia, localizados no CCA, da Univasf.

Confira algumas imagens: