Desenvolver hortas escolares agroecológicas é um desafio premente das instituições de ensino; sobretudo pelo grande potencial pedagógico capaz trabalhar conhecimentos de deferentes disciplinas e áreas do conhecimento através da prática dos conteúdos ministrados em sala de aula.
As hortas também possibilitam a interdisciplinaridade, trocas de conhecimentos e contribui para a formação da cidadania ambiental dos envolvidos. Além de colaborar para a alimentação saudável de estudantes e professores com produtos livres de agrotóxicos.
Com o objetivo principal de contribuir para que as escolas desenvolvam hortas escolares agroecológicas, o Programa Escola Verde mobilizou cerca de 120 alunos e professores de três instituições públicas de ensino do Vale do São Francisco.
As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre o tema; além da prática de escolha e limpeza da área interna da escola onde será desenvolvida a horta, abertura de covas, formação dos canteiros, adubagem, semeadura e irrigação. Foram semeados couve-flor, pimentinha, salsa, alface, coentro, feijão, berinjela, dentre outros.
As ações foram desenvolvidas pelos integrantes do Programa Escola Verde e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.
ESCOLAS MOBILIZADAS
Nos dias 20 e 13/05/2016 ocorreram várias atividade de preparação do solo e semeadura da Horta da Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA. Cerca de 40 alunos e professores, sobretudo do 2º Ano, do Ensino Médio, participaram das ações.
Na ocasião, além de testarem o sistema de irrigação utilizando garrafas Pets recicladas, os presentes também realizaram manutenção da horta e semeadura de legumes e verduras.
Também no dia 20/05 a esquipe do PEV esteve realizando atividades de sensibilização sobre a importância da horta agroecológica para a Escola Helena Celestino, localizada em Juazeiro. Agora alunos e professores se mobilizarão para desenvolvimento da horta na escola.
A Escola N11, localizada em Petrolina-PE, recebeu a visita da esquipe do PEV, no dia 20/05, para tratar sobre o desafio do desenvolvimento e manutenção da horta na instituição. Aproximadamente 60 alunos e professores participaram das atividades.
Confira algumas imagens: