Atividades de Ambientalização sensibilizam professores

Cerca de 60 professores e gestores de quatro escolas públicas, de três municípios, do Vale do São Francisco foram sensibilizados pelo Programa Escola Verde sobre a necessidade e importância das escolas desenvolveram ações permanentes voltadas para os temas ambientais.

Dentre as ações propostas pela equipe figuram a realização de ajustes em seus Currículos, Regimentos, Estatutos, Projeto Políticos Pedagógicos, Procedimentos administrativos, práticas pedagógicas e até estruturas físicas das escolas. As mudanças são necessárias em cumprimento da legislação e das boas práticas sustentáveis.

Dentre os temas abordados destaque para a Lei da Educação Ambiental (9.795), Parâmetros Curriculares Nacionais: Tema transversal Meio ambiente, Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P), Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e o Programa Dinheiro Direto na Escola Sustentável.

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo entre os professores e gestores presentes.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Alexandre Menezes, Waneska Eduarda, Marília Cavalcanti, Maria Raquel, Dulcineia Neri, Jamile Lemos, Tainara Nadiny, Márcia Mendes, José Pedro e Carla Michele.

ESCOLAS MOBILIZADAS

Nesta sexta-feira (29/04/2016) a equipe de Ambientalização esteve desenvolvendo atividades na Escola Jacob Ferreira, localizada em Petrolina-PE, ocasião em que professores de diferentes disciplinas e gestores debateram a necessidade das mudanças institucionais para incorporação da temática ambiental de forma mais efetiva na escola.

De acordo com o depoimento da gestora, Professora Vera Lúcia Oliveira as atividade do PEV foram importantes por ‘possibilitar que todas as áreas do conhecimento se envolvam com um tema pouco discutido nas escolas. Precisamos abordar para ter uma maior concretização da educação ambiental, deste modo a parceria será de grande valia e tenho certeza que teremos bons resultados”, argumentou.

Na quinta-feira 28/04 a equipe do PEV se deslocou até o município de Sobradinho-BA, onde realizou atividades de Ambientalização com professores e gestores da Escola 24 de Fevereiro.

Na opinião da gestora, Claudia Nasareth, as ações do PEV permite “dar um norte para nossa escola no contexto da educação ambiental. Uma ferramenta necessária par o fortalecimento da nossa consciência ambiental e multiplicação de valores do nosso planeta”, defendeu.

Dia 26/04 foi a vez da Escola Polivalente, localizada em Juazeiro, receber a equipe do Ambientalização do PEV.

A equipe também esteve realizando atividade de Ambientalização e apresentação do Projeto, no dia 19/04, na Escola de Aplicação Vande de Souza Ferreira, localizada em Petrolina, e é uma instituição ligada à Universidade de Pernambuco.

Confira algumas imagens: