Várias atividades de arborização promovidas pelo Programa Escola Verde movimentaram sete escolas públicas da região do Vale do São Francisco. Aproximadamente 400 alunos e professores foram mobilizados diretamente com as ações.
As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes sobre o tema em locais estratégicos das escolas, distribuição de material informativo, limpeza do terreno, abertura de cova e plantio de mudas nativas da Caatinga.
Participaram das atividades os integrantes do PEV, Aline Felix, Matheus Henrique, Uana Paes, Dulcineia Neri, Carla Michele, Ângela Soares, Vanessa Sena, Javã Felipe e Daniela Santos; além de integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental. Parte das atividades contou também com a parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Escola mobilizadas
Neste sábado (16/04/2016) a equipe de arborização do PEV esteve desenvolvendo atividades práticas com plantio de mudas na Escola Prof Iracema Pereira da Paixão, localizada em Juazeiro-BA. Oportunidade em que aproximadamente 100 alunos, professores e gestores participaram atividades das ações. No dia 31/03 ocorreram os preparativos iniciais com mobilização de mais 100 alunos e professores.
De acordo com Lucas Silva (8 anos), “achei divertido plantar na escola”, revelando o lado lúdico da aprendizagem.
Na sexta-feira (15/04) foi a vez do PEV desenvolver atividades de arborização na área interna e externa da Escola Prof Pedro Raimundo Rego (Juazeiro). Ocorreu plantio de mudas nativas e frutíferas, tais como pinha, mulungu, uva e umburana de cheiro. No dia 01/04 ocorreram as atividades preparatórias com cerca de 30 alunos e professores do 7º Ano da Escola.
Dia 08/04 o PEV esteve realizando as atividades preliminares de arborização, com a sensibilização de cerca de 30 alunos e professores da Escola Humberto Soares, localizada em Petrolina-PE.
Para a aluna Ayla Mendes, “eu Gostei da Dinâmica. Foi muito bem explicativa e nos informou a importância das plantas”, garantiu.
No mesmo dia (0804) também ocorreram atividades de sensibilização na Escola Antonilia de França Cardoso, localizada em Juazeiro-BA, envolvendo aproximadamente 30 alunos e professores..
Conforme declarou a aluna, Maria Clara Silva, “as plantas são muito importantes, mas poucos sabem. Elas liberam o oxigênio pra gente, protege nossos rios e ainda melhora a temperatura do ambiente” , explicou satisfeita.
No período vespertino da Escola Nossa Senhora das Grotas (Juazeiro), no dia 01/04, a equipe do PEV esteve mobilizando cerca 100 alunos e professores para os preparativos iniciais para a arborização da escola.
No dia 31/03 ocorreram atividades inciais de arborização e cuidados com o solo, na Escola Antonilia de França Cardoso (Juazeiro), com cerca de 20 alunos mobilizados.
Também no dia 31/03 ocorreu atividades de sensibilização de 30 alunos e professores do Curso Técnico de Agroindústria, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), localizado em Juazeiro-BA.
Confira algumas imagens: