Diversas atividades de Educação Ambiental promovidas pelo Programa Escola Verde movimentaram quatro escola públicas do Vele do São Francisco. As ações mobilizaram em torno de 150 alunos e professores.
Dentre as atividades desenvolvidas destaque para promoção do uso de energias renováveis, os problemas do desmatamento e do lixo, preservação das abelhas e cuidados com o uso responsável da água; as quais foram realizadas com exibição de vídeos, palestras, debates e distribuição de material informativo entre os presentes.
Participaram das ações os integrantes do PEV, Italo Amorim, Waneska Eduarda, Sulaine Almeida, Uana Paes, Aline Felix, Tainara Nadiny, Ricardo Fonseca e Profa Maria Varjão. As atividades foram desenvolvidas em parcerias com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Projeto Abelha Viva.
Energias Renováveis
A equipe do PEV esteve sensibilizando nesta segunda-feira (11/04/2016) cerca de 50 alunos e professores da Escola Marechal Antonio Alves Filho (EMAAF), localizada em Petrolina-PE, sobre a necessidade do uso de Energias Renováveis, tais como eólica e solar. Durante a atividade foi demostrado como funciona a geração de energia eólica a partir de um protótipo de gerador desenvolvido pelo PEV.
Desmatamento e cuidados com o lixo
Aproximadamente 30 alunos e professores das turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA, foram sensibilizados sobre a importância de mudanças de comportamento social no combate ao desmatamento e cuidados com o descarte adequado dos resíduos sólidos. A atividade ocorreu no dia 08/04.
De acordo com a opinião do aluno Francisco Silva, a atividade “foi muito importante para refletir o desmatamento e sobre a poluição; a falta de ética dos alunos, porque jogam lixo na escola. Isso prejudica muito o meio ambiente. Foi boa, gostei muto da leitura e da explicação, principalmente dos 10 mandamentos do amigo do planeta”, argumentou.
Preservação da Abelha
No dia 08/04 a equipe do PEV também esteve sensibilizando cerca de 40 professores e aluno do EMAAF, para a preservação das abelhas. Durante as ações foram explicados aspectos como a importância ecológica e medicinal, captura e resgate destes insetos.
Recursos Hídricos
A equipe do PEV também esteve mobilizando em torno de 20 alunos e professores do 2º Ano do Ensino Médio, da Escola Agostinho Muniz, localizada em Juazeiro-BA, para a necessidade do uso responsável da água, tendo em vista a escassez deste líquido e sua importância para a vida no planeta.
Conforme declarou a aluna, Maria Cecilia, “foi muito bom falar sobre isso porque vivemos uma crise em relação a água e muitos fingem não ver”, defendeu.
Confira algumas imagens: