Necessidade de Ambientalização das Escolas mobiliza professores e gestores

Professores e gestores de três escolas públicas do Vale do São Francisco foram mobilizados pelo Projeto Escola Verde para refletirem e se organizarem para o enfrentamento dos desafios de ambientalizar suas instituições de ensino. As ações reuniram em torno de 40 pessoas. Na oportunidade também o PEV foi apresentado aos presentes.

As atividades consistiram em exibição de pequenos vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre os temas abordados, dentre os quais destaque para a Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P), Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), Programa Dinheiro Direto na Escola Sustentável (PDDE-Sustentável), Lei da Educação Ambiental (9.795) e Parâmetros Curriculares Nacional: Tema Meio Ambiente.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Alexandre Menezes, Edina Oliveira, Sulaine Almeida, Elísio Leles e Jeise Ivânia.

Escolas mobilizadas

Nesta quarta-feira (02/03/2016) a equipe de Ambientalização esteve no Colégio da Polícia Militar (CPM), localizado no município de Juazeiro-BA. Oportunidade em que cerca de 10 professores do turno da manhã participaram das atividades de sensibilização quanto a importância e necessidade da escola promover mudanças administrativas, pedagógicas, curriculares e físico-estruturais em direção ao enfrentamento dos problemas socioambientais.

De acordo com o Prof. Elias Santos, “eu estava realmente planejando este ano de 2016 desenvolver com meus alunos atividades voltadas para o meio ambiente, quando recebi o comunicado do Projeto Escola Verde! Então falei: vou participar! Gostei da proposta e acredito que possamos trabalhar juntos por esta causa importante”, defendeu entusiasmado.

Já no dia 27/02/2016, as ações ocorreram na Escola Municipal Prof. Anésio Leão, localizada em Petrolina-PE, com a participação de aproximadamente 20 professores, coordenadores e gestores.

Outra instituição mobilizada, nos dias 24 e 25/02, foi a Escola Juthay Magalhães, localizada em Juazeiro-BA. As ações envolveram professores de diferentes áreas, com destaque para os professores de Ciências Humanas e Matemática, os quais participaram ativamente dos debates.

Confira algumas imagens: