Ambientalização de escolas inicia atividades do PEV em 2016

Aproximadamente 140 professores, gestores e estudantes participaram das atividades inciais de Ambientalização de escolas desenvolvidas pelo PEV neste inicio de ano letivo de 2016.

As ações ocorreram em quatro escolas públicas da região do Vale do São Francisco e consistiram em sensibilizar os participantes da necessidade de desenvolverem ações de Educação Ambiental de forma continuada e interdisciplinar, promover reformas dos Currículos, Projetos Pedagógicos e até mesmo físico-estrutural das escolas.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes em pontos estratégicos das escolas e distribuição de panfletos sobre os temas: Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), Lei da Educação Ambiental (9.795), Parâmetros Curriculares Nacional (PCN: Meio Ambiente), Programa Dinheiro Direto na Escola (Escola Sustentável) e Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

Participaram das ações os integrantes do PEV Neemias Silva, Elísio Leles, Edina Oliveira e André Moraes, além dos alunos do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, Raquel França e Iane Hirraela. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) também participou como parceiro.

Escolas Mobilizadas

No dia 01 de Fevereiro o PEV esteve desenvolvendo atividades de Ambientalização no Colégio Rotary Clube, localizado em Juazeiro-BA, durante a Semana Pedagógica da escola. Na oportunidade cerca de 45 pessoas participaram das ações e preparativos para atuação do PEV no primeiro semestre deste ano.

Na Escola Helena Celestino (Juazeiro) o PEV esteve sensibilizando aproximadamente 25 professores de diferentes disciplinas, no dia 16/02, sobre a importância das mudanças das escola, das práticas e dos conteúdos ministrados para a incorporação das temáticas ambientais locais.

Já no dia 18/02 foi a vez da equipe do PEV desenvolver ações junto com 35 alunos da Escola Lomanto Júnior, localizada no mesmo município baiano; tendo em vista a importância deste segmento escolas também se envolver com as mudanças comportamentais em direção aos cuidados socioambientais.

Outra escola visitada foi o Colégio Adelina Almeida, localizada em Petrolina-PE. A atividade ocorreu no dia 12/02 e mobilizou em torno de 35 professores e gestores, os quais refletiram e se mostraram dispostos à tornar a escola uma instituição Ambientalizada.

Confira algumas imagens: