UNIVASF de Petrolina disponibiliza coletor de pilhas e baterias

Alunos, professores e funcionários da Universidade Federal do Vale do São Francisco, do Campus de Petrolina-PE, bem como a comunidade do entorno da Universidade, agora já podem também descartar suas pilhas e baterias usadas de forma adequada.

Foi inaugurado por cerca de 50 integrantes do PEV e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, neste sábado (05/12/2015), o Ponto de Coleta destes materiais. O coletor foi instalado no pavilhão de aulas do Campus Sede (Petrolina-PE), próximo a fotocopiadora e a rampa.

Com esta ação os participantes esperam contribuir para o cumprimento da legislação por parte da Univasf, com o descarte adequado destes materiais, considerados perigosos. As pilhas e baterias não podem ser descartadas no lixo comum, pois em sua composição existem elementos químicos altamente nocivos à saúde, como cádmio, chumbo e mercúrio.

Há cerca de um ano o PEV havia instalado pontos de coleta na Univasf, mas deve de desativa-los depois que a empresa que recebia o material recolhido suspendeu o recebimento.

Agora o PEV espera desenvolver uma campanha de sensibilização para que alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade possam descartar adequadamente estes materiais.

Em breve o PEV e o Núcleo Temático também estarão inaugurando o ponto de coleta de pilhas e baterias usadas no Centro de Ciências Agrárias (CCA); e já planeja também expandir a coleta para os Campi de São Raimundo Nonato (PI), Paulo Afonso (BA) e Senhor do Bonfim (BA).

Confira algumas imagens: