Contato com animais vivos da Caatinga

Visitas técnicas são formas de sensibilizar alunos e professores sobre a riqueza da biodiversidade da Caatinga e, ao mesmo tempo, promover a responsabilidade e preservação socioambiental trabalhando conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

Visando atingir tais objetivos, o Projeto Escola Verde esteve mobilizando aproximadamente 160 alunos e professores de quatro escolas públicas do Vale do São Francisco para realização de Visitas Técnicas ao Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA) e ao Parque Zoobotânico, ambos localizados em Petrolina-PE.

Durante as visitas alunos e professores puderam ter contato direto com pássaros, serpentes, mamíferos e anfíbios, dentre outros animais vivos e empalhados; consistindo numa importante ação de educação ambiental que certamente ficará marcada nas lembranças de todos.

As atividade foram desenvolvidas pelo integrantes do PEV, Alexandre Menezes, Edina Oliveira, Ângelo Sena, Carla Michele e Uana Paes.

Escolas mobilizadas

Nesta sexta-feira (04/12) cerca de 40 alunos e professores da Escola João Barracão, localizada em Petrolina-PE, realizaram visita técnica ao CEMAFAUNA, oportunidade em que participaram de palestra, exibição de vídeos e puderam ter contato com alguns animais vivos da instituição.

Na opinião do aluno Fabiano Silva “Achei interessante quando falou sobre as Cobras. A diferença das cobras venenosas das que não são. Gostei de tocar nelas”, argumentou.

Para o aluno, Daniel Santos, “foi muito bom a visita. Eu já fui a outras visitas, mais hoje é que eu tive a oportunidade de tocar na Cobra e na Águia”, explicou satisfeito.

Na quarta-feira (02/12) cerca de 60 alunos e professores da Escola São Domingos Sávio, localizada em Petrolina, visitaram o Parque Zoobotânico, do Município, oportunidade em que puderam conhecer de perto dezenas de espécies de animais da região, alguns dos quais estão ameaçados de extinção.

Para a Prof.ª Sebastiana Nunes,”as visitas técnicas têm um papel muito importante na fundamentação do conhecimento das crianças, onde o lúdico se torna realidade ao ter contato com os animais. O PEV está de parabéns por fazer parte deste processo tão importante na vida de nossas crianças”, defendeu.

No dia 26/11 a equipe do PEV esteve mobilizando alunos e professores da Escola Agostinho Muniz, localizada em Juazeiro-BA, para realização de visita técnica ao CEMAFAUNA.

Conforme explicou a aluna Iara Santos (9 anos), durante a atividade “senti medo quando falou e toquei nas cobras, mas também achei bom saber sobre o soro por causa da mordida”, observou.

Aproximadamente 50 alunos e professores da Escola Nossa Senhora das Grotas (Juazeiro-BA) também visitaram o CEMAFAUNA, no dia 18/11, ocasião em que puderam exercitar os conhecimentos trabalhados em sala de aula sobre os animais da Caatinga.

De acordo com a aluna Ana Luíza (8 anos), “gostei porque me ensinou a gostar da jiboia e eu achei muito importante saber que tem cobras que são venenosas e outras que no são”, frisou.
Já a Prof.ª Rejane Silva, explicou que “além da parte lúdica da visita junto com a palestra e a interação das crianças com os animais, podemos mostrar para eles uma outra realidade, mostrar o real perigo da extinção dos animais e fazê-los compreender que todos os animais na natureza tem sua função, desde uma formiga a um elefante”, explicou satisfeita.

Confira algumas imagens: